No site do Projeto Urb-AL “Políticas e Ações Municipais de Segurança Alimentar: realidade, limites e possibilidades da intersetorialidade” pode-se encontrar, além das informações básicas sobre o projeto, as quatro metas de trabalho:

Meta 1Caracterização do município
Meta 2Levantamento de informações
Meta 3Monitoramento das ações de SAN
Meta 4Diálogo sobre SAN

Na meta 1 encontram-se os quadros de caracterização dos 10 municípios sócios do projeto, um pouco da história e cultura de cada um; a história da segurança alimentar nesses municípios; além de um quadro onde consta a divisão administrativa dos países representados.

Na meta 2 estão disponíveis os questionários discursivos e os check-lists, preenchidos pelos representantes de cada município.

Na meta 3 discute-se a importância dos indicadores e do monitoramento de ações de Segurança Alimentar e Nutricional. Neste projeto, está prevista, como uma das atividades, a etapa de identificação e monitoramento de atividades de SAN. Como produto final, será editado um “manual de diretrizes para o monitoramento das ações de SAN”.

Na meta 4 encontram-se as discussões sobre os principais temas transversais identificados como de interesse comum entre os municípios sócios. Até o momento foram identificados seis temas, que estão sendo construídos por todos os sócios (via Internet), e que serão finalizados na II Oficina, que será realizada no Brasil. Nesse encontro, pretende-se concluir as quatro metas do projeto, desde o levantamento das ações até os principais conceitos sobre segurança alimentar discutidos.

Essas metas e seus produtos, ainda em construção, refletem as ações que estão sendo desenvolvidas numa ordem lógica, de acordo com os objetivos e o cronograma de atividades. Por esse motivo, nem todos os produtos finais podem ser encontradas no site ainda.

O desenvolvimento das atividades ocorre através da internet, em espaço reservado, com a participação de pelo menos um técnico de cada município que promove, por sua vez, a discussão entre os atores locais.


Encontrando-se no site