O PROGRAMA URB-AL

>> O Programa URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizada da Comissão Européia de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina.
Ele tem como objetivo o desenvolvimento de parcerias diretas e duradouras entre os diferentes agentes locais, por meio de encontros, intercâmbios e transferência de conhecimento e experiências. O intuito é estabelecer intercâmbio permanente entre as cidades das duas regiões em torno de temas de interesse mútuo.
O Programa URB-AL foi constituído em 1995 e, em sua primeira fase, foram organizadas oito redes temáticas. São praticamente 700 cidades envolvidas e o programa visa estimular a participação de organizações representativas da sociedade civil que operem em parcerias com os municípios, tais como organizações não-governamentais, entidades patronais, sindicato de trabalhadores, universidades, etc.
Em dezembro de 2000 foi aprovada a segunda fase do Programa URB-AL, com cinco novas redes temáticas: Luta Contra a Pobreza Urbana, Financiamento Local e Orçamento Participativo, Promoção das Mulheres nas Instâncias de Decisões Locais, Cidade e Sociedade da Informação e Segurança do Cidadão na Cidade.
Cada Rede conta com uma cidade coordenadora, que durante um período de três anos tem a missão de articular e desenvolver parcerias entre os governos locais, por meio da implantação de ações de longo prazo, com o patrocínio da União Européia.

Este projeto tem o apoio da União Européia. O conteúdo deste site
é de exclusiva responsabilidade desse projeto, executado pela
Prefeitura Municipal de Piracicaba, São Paulo, Brasil
e não pode, em caso algum, ser tomado como
expressão das posições da União Européia.

 

 

 

 

 

 


_______________________________________________________________