A REDE 10

O objetivo da Rede 10 consiste na melhoria da qualidade das políticas públicas locais de combate à pobreza urbana nas cidades da América Latina e Europa. A constituição desta Rede de cidades sócias de ambas as regiões permitirá a articulação e o desenvolvimento de laços fortes e diretos entre as autarquias locais e a implementação de ações de longo prazo, através da difusão, intercâmbios, aquisição e transferência de conhecimentos e experiências de boas práticas e da promoção de iniciativas conjuntas.

História da Rede : A coordenação da Rede 10 “Luta Contra a Pobreza Urbana” pela cidade de São Paulo foi aprovada pela Comissão Européia em 1º de agosto de 2002. A partir da assinatura do contrato pela Prefeitura de São Paulo, a Rede 10 iniciou seus trabalhos em 28 de outubro de 2002, e sua duração é de 36 meses.

Resumo do projeto: Este projeto contribui com a formulação de novas práticas de elaboração e implementação de políticas públicas locais que visem o combate à pobreza. Por meio do intercâmbio e de um trabalho horizontal e descentralizado, as cidades participantes terão acesso a novas abordagens de identificação quantitativa e qualitativa da pobreza urbana, experiências em organização integrada para elaborar e implementar políticas voltadas à erradicação da pobreza. Além disso, haverá grande ênfase ao aproveitamento do acúmulo de conhecimento teórico e experiência prática de entidades do Terceiro Setor que atuem em nível local no combate à pobreza.

As três conferências realizadas anualmente no âmbito da Rede serão referências internacionais para este debate e contarão igualmente com a participação ativa de agências internacionais envolvidas com esta temática na América Latina e nos países da União Européia. O site da Rede será o grande impulsionador e catalisador para o estabelecimento de uma relação permanente e duradoura entre os participantes, transformando a coordenação da Rede em referência internacional da luta contra a pobreza urbana.

Fonte: www.urbal10.sp.gov.br

Este projeto tem o apoio da União Européia. O conteúdo deste site
é de exclusiva responsabilidade desse projeto, executado pela
Prefeitura Municipal de Piracicaba, São Paulo, Brasil
e não pode, em caso algum, ser tomado como
expressão das posições da União Européia.

 

 

 

 

 

 

 

 






_______________________________________________________________