>> Meta 4: Diálogos sobre SAN nos municípios

 

 

 

 

 

 







Documento final em elaboração,
a ser finalizado na II Oficina Internacional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 





Documento final em elaboração,
a ser finalizado na II Oficina Internacional


 





Documento final em elaboração,
a ser finalizado na II Oficina Internacional

 














Grupos vulneráveis















 

O tema põe em discussão as características e os critérios utilizados para identificar “grupos vulneráveis” que padecem de “insegurança alimentar”, nos diferentes países e, especificamente, nos municípios envolvidos no projeto. Existe tratamento ou atenção especial, por parte do poder público ou da sociedade civil e iniciativa privada a algum grupo específico no Brasil, Peru, Portugal, Chile e Itália? Quais são os grupos mais vulneráveis reconhecidos nas regiões e municípios em questão neste projeto, caso existam? O tema aborda ainda questões como: pobreza, em seus aspectos determinantes e efeitos; competências e possibilidades das administrações municipais para definir e executar estratégias de combate a situações de vulnerabilidade, em geral, entre outros assuntos.
> Grupos vulneráveis
>Produtos Típicos Locais

Este tema transversal tem como objetivo focalizar a importância de produtos de origem determinada como componentes de valorização cultural - regional e ou local - bem como o potencial desses produtos para agregar valor promover a região produtora no mercado de alimentos. Outro ponto a se destacar é a garantia que esses produtos proporcionam ao consumidor, quanto à sua origem e qualidade, bem como a adequação dos mesmos aos padrões de qualidade internacionais. Esse tema tem interesse para todos os municípios envolvidos, por diversos motivos, mas, há mais tempo recebe atenção especial por parte de países europeus, por exemplo.

> Hábitos Alimentares
Este tema foi desenvolvido a partir dos dados fornecidos pelos parceiros, através de um questionário sobre a cultura alimentar local. Esse questionário, enviado aos representantes dos municípios em maio de 2006, teve o intuito de identificar os principais itens presentes na alimentação da população. Ao se trabalhar esse tema, pode-se verificar se o estado nutricional da população revela influência direta dos hábitos alimentares adotados, bem como a adequação das dietas tradicionais às necessidades locais, de acordo com as características de clima e das principais atividades ligadas ao trabalho e ao lazer, em cada município.
>Desenvolvimento da Segurança Alimentar na
Europa e América Latina
Neste texto pretendemos trabalhar os conceitos fundamentais da SAN, da maneira como foram interpretados pelo grupo e adaptados às diferentes realidades representadas neste projeto. O tema inclui as diferenças existentes, entre os países e localidades envolvidas, no que diz respeito às questões de interesse da SAN, focalizando os aspectos e prioridades peculiares, suas conseqüências e desdobramentos locais.
> Papel dos municípios na elaboração e execução
de políticas públicas voltadas à SAN.
Também poderá auxiliar no esclarecimento das diferenças fundamentais existentes entre os sócios, principalmente no que diz respeito à autonomia, autoridade, responsabilidade e competência de cada município na elaboração e execução das políticas públicas locais.
> Redes de informação, proteção social e alerta
Bastante atual, esta discussão tem como objetivo despertar para a importância do desenvolvimento e expansão das redes de informação, de proteção social e de alerta existentes. Tais redes envolvem diversos países, em iniciativas de monitoramento e combate, de forma integrada e cooperativa, às situações diversas de vulnerabilidade e insegurança alimentar.
A meta 4 reúne os resultados dos diálogos sobre Segurança Alimentar e Nutricional, realizados a partir de temas transversais e identificados, no desenvolver do projeto, como prioritários ou de maior interesse comum entre os municípios envolvidos. Além dos temas transversais, completam a meta 4 os conceitos e temas fundamentais da SAN, que foram analisados de acordo com as atividades e objetivos previstos.
Este projeto tem o apoio da União Européia. O conteúdo deste site
é de exclusiva responsabilidade desse projeto, executado pela
Prefeitura Municipal de Piracicaba, São Paulo, Brasil
e não pode, em caso algum, ser tomado
como expressão das posições da União Européia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

_______________________________________________________________________________

 






 

 

 

 









________________________________________________________________________________________
______________